
CORROSÃO DAS ARMADURAS
As estruturas de betão armado expostas a ambientes marítimos estão sujeitas à corrosão das armaduras, devido à contaminação do betão por cloretos. A corrosão causa delaminação e fissuração da camada de recobrimento e perda de secção das armaduras originando, frequentemente, uma redução significativa da vida útil das estruturas, caso o processo não seja controlado. Por isso, a corrosão acarreta prejuízos graves do ponto de vista económico e de segurança, pelo que a inspecção e reabilitação são uma necessidade premente. A reabilitação deste tipo de estruturas é muito dispendiosa devido à extensão da deterioração e muitas vezes à dificuldade no acesso à estrutura para a reabilitação.
PREVENÇÃO CATÓDICA
É neste âmbito que a instalação de protecção catódica durante a fase de construção, conhecida por prevenção catódica, surge com boas potencialidades no controlo da degradação prematura das estruturas de betão armado, nomeadamente as que estão sujeitas à corrosão por acção dos cloretos. Daí alguns donos de obra ou projectistas optarem pela sua aplicação durante a fase de construção da estrutura.
A aplicação de prevenção catódica a novas estruturas é uma solução economicamente viável para estruturas em que se anteveêm problemas de durabilidade, quer devido à agressividade do meio ambiente quer deviso a problemas de qualidade na construção.

